$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO BASEADO EM ÍNDICES DE CONFIABILIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONIQUE IANNE JORDAO FERREIRA

Colaborador(es):  ARMANDO MARTINS LEITE DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 39222
Catalogação:  14/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39222@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39222@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39222

Resumo:
No sistema elétrico de potência podem ocorrer falhas que resultarão na interrupção do fornecimento de energia para os consumidores conectados a esses sistemas. Uma concessionária de energia elétrica deve prestar aos seus clientes um serviço que seja confiável e de boa qualidade. Por isso, o planejamento seguro e eficiente se faz necessário para obter a confiabilidade do sistema elétrico de acordo com as exigências estabelecidas pela agência reguladora do setor, onde caso não sejam observadas pela distribuidora de energia são cabíveis de punições monetárias. O desempenho de um sistema pode ser observado com base no histórico de interrupções, por meio dos indicadores de continuidade. A baixa flexibilidade operativa de subestações aliada à configuração das redes reduz a confiabilidade dos sistemas, causando prejuízos às empresas e aos consumidores por estarem vulneráveis e sofrerem interrupções de energia. O presente estudo é essencial, pois visa identificar métodos e análises apuradas que indiquem os pontos prioritários para manutenções nas redes elétricas. Dessa forma, a dissertação apresenta uma metodologia que identifica os equipamentos e trechos associados aos pontos críticos e de maior impacto em uma rede de distribuição. A partir daí é possível direcionar os serviços de manutenção dos circuitos para os trechos de maior impacto nos indicadores de continuidade de uma determinada região e otimizar o orçamento correspondente. A ferramenta usada para analisar os indicadores é uma matriz de risco, onde os eixos representam probabilidade de ocorrência (reincidência) e impacto corporativo (índice de continuidade) de modo a capturar mais precisamente os pontos para atuações de manutenção prioritária. Desenhada a estrutura da matriz, os fatores de risco identificados são avaliados qualitativamente, em termos de probabilidade e impacto, e posicionado na matriz, indicando seu estado: eminente, crítico, alto, médio e baixo. São analisados dois sistemas de distribuição reais da classe de 13,8 kV, com o objetivo de demonstrar a capacidade da metodologia de encontrar as soluções condizentes do ponto de vista técnico e econômico. Os resultados apontam uma redução dos indicadores de continuidade, colaborando assim na eficaz gestão do sistema elétrico e na mitigação dos prejuízos econômicos associados às interrupções de energia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui