$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O BRASIL COMO EMPREENDEDOR NORMATGIVO DE PEACEBUILDING NO HAITI E EM GUINÉ-BISSAU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IAGO GAMA DRUMOND

Colaborador(es):  KAI MICHAEL KENKEL - Orientador
Número do Conteúdo: 39090
Catalogação:  13/06/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39090@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39090@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39090

Resumo:
A presente dissertação tem como principal objetivo analisar o engajamento do Brasil nos debates normativos sobre segurança internacional, em especial os que envolvem a temática da reconstrução estatal e a construção da paz, enquanto um agente contestador através da construção e da prática do Brazilian Way of Peacebuilding. Para realizar tal análise partiu-se do debate sobre normas nas Relações Internacionais para entender como uma norma surge, se consolida e pode ser contestada. Assim, para analisar essa atuação normativa do Brasil buscou-se analisar dois processos de reconstrução estatal e consolidação da paz nos quais a presença brasileira é e foi bastante significativa tanto em termos militares quanto em termos políticos: Guiné-Bissau e Haiti. A partir desses casos foi buscado entender como que o Brazilian Way of Peacebuilding contesta e, no limite, legitima uma visão tradicional de construção da paz. Por fim, são apresentadas as consequências dessas práticas para as normas de segurança internacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui