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Título: PROJETO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE TRENS DE ALTA VELOCIDADE - TRAJETO: RIO DE JANEIRO A SÃO PAULO
Autor: ISADORA MENDES LOPES
JULIA GARCIA CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 39047
Catalogação:  12/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39047@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39047

Resumo:
Esse trabalho consiste na aplicação de um modelo pré-existente, que foi desenvolvido para análise de um projeto da criação de uma linha de trem de alta de velocidade (TAV) em Portugal, no trajeto Lisboa-Porto, para o estudo de uma possível implantação de uma rede TAV no trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo. Neste estudo, também serão apresentados alguns artigos que estudam a implementação e as principais dificuldade de implantação da linha ferroviária de alta velocidade em vários países ao redor do mundo. Inicialmente, será analisado o percurso atual do projeto, da maneira como foi proposto pelo governo, utilizando as suas estações originais e a população que as permeiam. Ao utilizar esses dados e a velocidade padrão desse meio de transporte, além do custo do tempo na região sudeste, será demonstrado se o projeto vale a pena do ponto de vista econômico. Posteriormente, uma análise utilizando cinquenta e cinco cidades localizadas entre Rio de Janeiro e São Paulo será feita para verificar a possibilidade de aperfeiçoamento do percurso e da quantidade de estações abertas. Como medida de comparação, será utilizado o custo relacionado ao mesmo percurso se fosse realizado com o transporte rodoviário. Entretanto, serão analisados o mesmo trajeto para diferentes cenários para custo do tempo da região sudeste, para que veja a partir de qual quadro vale mais a pena, economicamente, a abertura das estações. Para concluir o estudo, após a verificação da viabilidade econômica da criação da linha TAV, será demonstrado qual cenário tornaria mais favorável à sua construção.

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