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Título: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA FRANÇA DO SÉCULO XVIII: ILUMINISMO, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Autor: RENATA LOPES MARINHO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 39004
Catalogação:  11/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39004@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=39004@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39004

Resumo:
A presente pesquisa de mestrado pretende investigar distintas vertentes discursivas acerca das representações femininas na sociedade francesa do século XVIII. No primeiro capítulo, com base nos verbetes encontrados na Encyclopédie, observamos a construção da figura feminina e as interpretações a respeito das capacidades das mulheres naquele período. No segundo, estudamos as contrárias percepções dos filósofos Rousseau e Condorcet em relação às habilidades femininas com base em seus tratados relativos à educação. E por fim, nosso terceiro capítulo, apresenta a trajetória de Madame du Châtelet e, a partir da sua obra póstuma Sobre a felicidade publicada em 1779, propusemos examinar a educação como proposta de felicidade.

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