$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UTILIZAÇÃO DE ONTOLOGIAS NO DOMÍNIO B2C
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCISCO JOSE ZAMITH GUIMARAES

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 3897
Catalogação:  12/09/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3897@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3897@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3897

Resumo:
A principal dificuldade dentro do domínio B2C está em aumentar a utilidade da WWW para o comércio eletrônico através da melhoria das possibilidades oferecidas ao consumidor. Apesar de a WWW permitir ao comprador ter acesso a uma grande quantidade de informação, obter a informação do fornecedor certo que venda o produto desejado a um preço razoável, pode ser uma tarefa muito custosa. Uma das formas de melhorar essa situação é através do uso de agentes inteligentes de busca de informação, isto é, agentes de compra, que auxiliam os compradores a encontrar produtos de seu interesse. Para que isso ocorra esbarra-se em uma dificuldade inerente à própria WWW: a mistura da linguagem natural, imagens e informação de layout de HTML são uma das maiores barreiras para a automatização do comércio eletrônico, pois a semântica da informação é somente compreensível por seres humanos. Desta forma espera- se conseguir agentes de compra mais eficientes quando associados ao uso de ontologias, e lojas virtuais que tenham anotações especiais que sigam uma ontologia. Nessa dissertação fazemos um estudo sobre as principais tecnologias envolvidas no desenvolvimento de ontologias em Ciência da Computação. Fazemos também um estudo de caso sobre a aplicação de ontologias dentro do domínio de B2C, visando assim avaliar o potencial e as dificuldades existentes para o desenvolvimento desse tipo de aplicação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui