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Coleção Digital
Título: ADOLESCÊNCIA E PSICANÁLISE UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): NARA MARIA DANTAS
Colaborador(es): MARIA CICILIA DE CARVALHO RIBAS - Orientador
Número do Conteúdo: 3892
Catalogação: 11/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@2
Resumo:
Título: ADOLESCÊNCIA E PSICANÁLISE UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): NARA MARIA DANTAS
Colaborador(es): MARIA CICILIA DE CARVALHO RIBAS - Orientador
Número do Conteúdo: 3892
Catalogação: 11/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@2
Resumo:
Temos verificado, desde algum tempo, um crescente número
de estudos voltados para a adolescência. Há quem
classifique a modernidade como um tempo adolescente, cujo
modelo de referência é a adolescência. Observamos que
muitos dos comportamentos apresentados por alguns adultos
são imitações dos encontrados nos adolescentes. Com a
falência da função paterna, o processo adolescente tem se
alongado através dos tempos, bem como, temos visto novas
formas de manifestações sintomáticas características dessa
idade. Com a descoberta do complexo de Édipo, a
adolescência perde a importância que tivera no início da
construção da psicanálise. Vemos ela reaparecer nos Três
Ensaios (1905) como última etapa da sexualidade e é
eleita, por Freud, como lugar de uma das mais difíceis e
dolorosas tarefas que se deve empreender, ou seja, o
desligamento das figuras parentais. Nosso objetivo nesse
trabalho é eleger a adolescência como tempo de re-
significação edípica, resgatando-a da obra freudiana,
transformando-a num conceito operante, a partir das
contribuições trazidas por Lacan à psicanálise, para
oferecer-lhes um estatuto metapsicológico. Essa construção
teórica possibilitará dar um lugar de destaque à
adolescência na psicanálise, visto que não podemos negar
sua existência nos fenômenos contemporâneos.
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NA ÍNTEGRA |