INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LITERATURA DIGITAL: DESAFIOS TEÓRICOS E ESTETICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIANA BARROSO GATTASS

Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação:  04/06/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38750@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38750

Resumo:
A emergência de um novo fenômeno – a literatura digital – na esfera disciplinar dos estudos literários provoca a reorganização e invenção de seus instrumentos analíticos e de seus circuitos de comunicação. Concepções de literatura, historicamente instáveis e deslocando constantemente as suas fronteiras e seu horizonte de expectativa, hoje são marcadas também por travessias do espaço escritural. Neste quadro a tese, Literatura Digital: Desafios Teóricos e Estéticos responde aos desafios teóricos e estéticos contemporâneos elaborando novas formas de saber que permitem entender e circunscrever a literatura digital em contextos de produção e recepção alterados. Inserida simultaneamente em uma tradição e defendendo o seu lugar no cenário contemporâneo, este tipo de literatura requer assim revisões e reformulações significativas. Por enquanto ainda faltam contornos à própria literatura digital, e os processos de teorização circulam em espaços predominantemente transdisciplinares. Ao estabelecerem reciprocidade através da epistemologia da complexidade, a cultura midiática e a teoria da literatura vêm desenvolvendo alianças no campo das possibilidades analíticas das obras literárias digitais. Como estratégia metodológica, a tese alia teorias de produção de presença (GUMBRECHT), eventilização (HAYLES), remediação (BOLTER), teorias autopoiéticas de comunicação (LUHMANN), análise estética do fenômeno digital – interatividade, intermidialidade e performance (SIMANOWSKI) – e Medienumbrüche (GENDOLLA e SCHÄFER) a um olhar sobre realizações concretas (close-readings). Em suma, a tese oferece um repertório conceitual inovador formulando fundamentos para uma nova poética digital.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui