$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESIGN DE SERVIÇOS, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KARINE DE MELLO FREIRE

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Coorientador
Número do Conteúdo: 38700
Catalogação:  03/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38700@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38700@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38700

Resumo:
Esta tese investiga a contribuição do design para a inovação social dos serviços públicos de atenção primária à saúde. Para tanto, a tese foi organizada em três etapas (1) pesquisa em dados secundários sobre os campos do saber do design, dos serviços e do design de serviços; (2) observação participante em um projeto de pesquisa da Lancaster University, chamado Design in Practice, no qual foi possível identificar as abordagens utilizadas pelos designers de serviços voltados à criação de novos serviços de saúde para o Sistema de Saúde Público Inglês (NHS); (3) pesquisa-ação para avaliar o potencial do método, pela criação de um novo serviço de atenção à saúde, no contexto brasileiro, voltado aos portadores de diabetes tipo II. Esta foi conduzida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Gaúcha, na cidade de Porto Alegre, a partir da aplicação da abordagem projetual centrada na experiência dos usuários. Nessa etapa, foi possível fazer uma intervenção de design de serviços, criar um novo serviço de atenção de saúde aos portadores de diabetes tipo II e avaliar os resultados alcançados pelo novo serviço. Os resultados encontrados sugerem que a competência em design pode contribuir de diferentes maneiras para criação de serviços de atenção básica à saúde, a saber: (1) pela interpretação do valor e do significado do serviço para os diferentes atores envolvidos no seu uso; (2) pela tradução desse conhecimento em uma linguagem visual compreensível a todos, possibilitando a (co)criação de uma solução; (3) pela configuração do conceito do serviço, contribuindo para a construção de um argumento persuasivo sobre como as pessoas devem agir em uma determinada situação; (4) pela inclusão das pessoas, cujo comportamento precisa ser afetado, no processo de (co)criação desse argumento, favorecendo o surgimento de uma inovação social. Por fim, a tese apresenta uma proposta de método design de serviços para aqueles que têm por foco uma inovação social.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui