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Título: LINGUAGEM METAFÓRICA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FORMA DE DRIBLAR A CENSURA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR
Autor: ANTONIO IAN DE FARIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LARISSA COSTARD SOARES ANTUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38584
Catalogação:  31/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38584@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38584

Resumo:
Esse trabalho se trata de um estudo e análise de canções de músicos populares do período da Ditadura Civil-Militar. Essa análise mostrará ao leitor que através das letras dessas músicas, os cantores e compositores faziam resistência frente ao regime militar brasileiro. Será exibido o embate entre militares e cantores que, as tentativas de censura das canções desses compositores. Para fugir ou driblar a censura imposta pelos militares, os músicos começam compor suas canções usando uma linguagem metafórica ou linguagem da fresta para driblarem os órgãos de censura e assim conseguirem passar suas ideias de oposição ao regime militar para o público.

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