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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS Autor: LEANDRO DUARTE CICCARELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38514
Catalogação: 30/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38514
Resumo:
Título: CLASSIFICAÇÃO PERCEPTIVA NA AÇÃO PROJETUAL DOS JOGOS ELETRÔNICOS Autor: LEANDRO DUARTE CICCARELLI
Nº do Conteudo: 38514
Catalogação: 30/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38514@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38514
Resumo:
Essa dissertação procurou refletir a deficiência sensorial no universo dos
jogos eletrônicos, balizando-se nos conceitos da fenomenologia, sinestesia,
interface, virtualidade do corpo e comunicação procurando contextualizá-los com
exemplos, citando reportagens, estudos acadêmicos, bem como algumas
possibilidades advindas da tecnologia de substituição sensorial eletrotátil.
Trabalhou-se o conceito de game sinestésico, tipo de jogo eletrônico que permite
ao jogador perceber os elementos virtuais, sejam eles visuais, auditivos, táteis,
gustativos ou olfativos, por meio de um canal sensorial não tradicional. Essa
ocorrência insere-se no âmbito da sinestesia constitutiva, que compreende a
integração dos mecanismos cerebrais e cognitivos, onde o indivíduo pode
realmente enxergar cores ao escutar um determinado som, pode sentir um sabor ao
encostar numa determinada superfície. Vale ressaltar a natureza filosófica de tal
tecnologia, ou seja, abrange o maior número possível de pessoas, sejam
deficientes sensoriais (em todos seus níveis) ou pessoas que não possuem
nenhuma deficiência sensorial significativa. O desdobramento do estudo resultou
no desenvolvimento de uma classificação perceptiva para os jogos eletrônicos.