INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RELAÇÕES URBANO-RURAIS E DESENVOLVIMENTOS GEOGRÁFICOS DESIGUAIS: TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NAS LOCALIDADES DE VARGEM GRANDE (TERESÓPOLIS - RJ) E BARRACÃO DOS MENDES (NOVA FRIBURGO - RJ)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO CERQUEIRA AGUEDA

Colaborador(es):  JOAO RUA - Orientador
Número do Conteúdo: 38447
Catalogação:  28/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38447@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38447@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38447

Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar as transformações espaciais e as novas relações urbano-rurais nas localidades de Vargem Grande (Teresópolis-RJ) e Barracão dos Mendes (Nova Friburgo – RJ) a partir dos desenvolvimentos geográficos desiguais. O estudo das relações entre rural e urbano ganha contornos específicos no atual contexto de metropolização do espaço. As mudanças no campo, com o crescimento de atividades não-agrícolas e a diversificação dos sujeitos que atuam neste espaço, operam na construção de novas espacialidades, complexificando o rural em meio a uma mistura de símbolos, imaginários e representações. Tais transformações serão analisadas por uma perspectiva dialética, apreendendo o espaço a partir de uma abordagem centrada nos desenvolvimentos geográficos desiguais e tendo nas representações elementos mediadores para assimilar as múltiplas escalas articuladas na produção do espaço. O bairro de Vargem Grande e a localidade rural de Barracão dos Mendes são destacados como exemplos da heterogeneidade dos espaços em metropolização, constituindo arranjos particulares em meio à conjuntura de integração e ruptura própria da dinâmica fluida da acumulação do capital. Assim, dentre as inúmeras manifestações, o preço da terra, o padrão da renda familiar e as representações do espaço serão analisados enquanto evidências da transformação das relações urbano-rurais neste contexto de metropolização, tendo em vista os efeitos da expansão do fenômeno urbano-metropolitano para além das fronteiras das cidades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui