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Coleção Digital
Título: A TEORIA DISCURSIVA DE HABERMAS COMO PARÂMETRO DA FORMAÇÃO PRÁTICA - ÉTICA, MORAL E POLÍTICA - NA ESCOLA HOJE Autor: CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38431
Catalogação: 28/05/2019 Liberação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38431@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38431@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38431
Resumo:
Título: A TEORIA DISCURSIVA DE HABERMAS COMO PARÂMETRO DA FORMAÇÃO PRÁTICA - ÉTICA, MORAL E POLÍTICA - NA ESCOLA HOJE Autor: CLAUDIA FENERICH DE CARVALHO POSADA
Nº do Conteudo: 38431
Catalogação: 28/05/2019 Liberação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38431@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38431@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38431
Resumo:
A tese apresenta uma proposta de estabelecer a discursividade como parâmetro para a formação ética, moral e política na escola, com base na teoria de Habermas. Tomando essa formação como um processo de desenvolvimento da razão prática na amplitude de seus fins – pragmático, ético, moral e também político -, no qual articulam-se a dimensão social e individual, através da intersubjetividade, a tese propõe o termo formação prática para designar a formação ética, moral e política na escola. Trata-se de uma formação voltada para o entendimento intersubjetivo, que tem como fundamento os pressupostos da comunicação e conta com a mediação das instituições sociais para cumprir seu fim de promover a autonomia moral e política na esfera pública, ou seja, uma participação social direcionada ao estabelecimento de princípios de convivência e à construção de um projeto político comum no contexto de um Estado democrático. A formação prática na escola é concebida, nesta tese, como uma formação específica – desenvolvida em paralelo a uma formação cognitiva estrita e uma formação estética – que incide sobre a relação com o outro, partindo dela, conduzindo-se por ela e voltando-se para ela.