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Coleção Digital
Título: RELAÇÕES DE PROFESSORES COM A ESCRITA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA MASELLO LETA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 3832
Catalogação: 27/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3832@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3832@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3832
Resumo:
Título: RELAÇÕES DE PROFESSORES COM A ESCRITA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA MASELLO LETA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 3832
Catalogação: 27/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3832@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3832@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3832
Resumo:
A clareza quanto à importância da escrita na formação dos
professores, aliada ao fato de que a escrita é um tema
recente de investigação, contribuíram para a definição do
objeto de estudo desta tese: investigar as relações de
professores com a escrita. No primeiro momento, são
discutidas questões teóricas que buscam maior compreensão
dessa problemática em torno da escrita e sua dimensão
formadora., dialogando, especialmente, com os pensadores
Mikhail Bakhtin e Roland Barthes, e suas concepções de
língua, linguagem, escrita. A pesquisa de campo foi
realizada em duas escolas de formação, públicas, estaduais -
antigas escolas normais. Como estratégias metodológicas
foram utilizadas observações de aulas, entrevistas,
questionários e análise de documentos. A comparação entre
essas fontes de dados, a busca de convergências e
dissonâncias, à luz da base teórica estudada, permitiram no
segundo momento, apresentar o cenário e seus atores e quem
são os professores das escolas de formação, sem ignorar
suas condições de produção. No terceiro momento, rastreando
o espaço discursivo, são apresentadas as relações dos
professores das escolas de formação com a escrita e suas
concepções e sentidos de língua, linguagem e escrita. Estas
apontaram para a predominância da linguagem como habilidade
mecânica e como escritacópia. Esse estudo conduziu a
reflexões sobre a necessidade da (re)dimensão dos cursos
das escolas de formação, aqui incluídos os dos Institutos
Superiores de Educação bem como os cursos de licenciatura,
onde a escrita, independente das disciplinas que a tomam
como - matéria - ou - conteúdo -,deve ser tratada
essencialmente em sua dimensão formadora, escrita como
experiência, produtora de sentidos, que constitui o sujeito-
leitor-escritor crítico, transformador.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO, CAPÍTULOS 1, 2, 3, 4, 5, BIBLIOGRAFIA, ANEXOS 1 AO 7 |