$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS ORIUNDO DE RESÍDUOS ALIMENTARES
Autor: LETICIA VIDAL OZORIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
THAIS CRISTINA CAMPOS DE ABREU - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 38238
Catalogação:  23/05/2019 Liberação: 23/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38238@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38238@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38238

Resumo:
O aumento da demanda energética e sua expressiva dependência em combustíveis fósseis, assim como a crescente geração de resíduos sólidos e sua disposição inadequada, estão associados a altas emissões de gases do efeito estufa, fator de grande desequilíbrio ambiental. Desta forma, o tratamento de resíduos através da digestão anaeróbia surge como uma alternativa para ambas as questões, devido ao seu principal produto, o biogás, de alto potencial energético. Diante disso, o objetivo deste trabalho é, a partir do levantamento de dados na literatura, obter correlações entre os parâmetros mais importantes do processo, e estimar a quantidade de biogás e de matéria orgânica necessária para suprir a demanda de energia elétrica da Estação de Educação Ambiental da PUC-Rio. Os processos estudados indicam uma temperatura de trabalho média de 37 graus Celsius, implicando em um caráter mesofílico, com valores médios para o pH e volume do reator de 6,9 e 9,5 L respectivamente. Também foi identificado que as produções de metano (CH4) mais elevadas são oriundas de processos contínuos de uma só fase com substratos que sofreram codigestão e que os valores médios de produção de biogás e CH4 são de 0,509 e 0,343 m3/ kg.VS, sendo o teor médio de CH4 no biogás de 62,17 porcento. A partir dos dados coletados e de suas médias, da demanda de energia elétrica levantada e da escolha de um cenário em que um motor Diesel opera em modo dual, com substituição parcial de um biogás com 85 porcento de CH4, se estimou a necessidade de um volume de biogás de 414 m3/mês e 39,4 kg TS/dia de alimentação de matéria orgânica ao biodigestor. A universidade, por sua vez, diante de sua geração diária de resíduos alimentares, poderia suprir 38,6 porcento da demanda energética.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui