$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INFLUÊNCIA DO MOLIBDÊNIO EM PROPRIEDADES DO METAL DE SOLDA NA SOLDAGEM MOLHADA COM ELETRODOS OXI-RUTÍLICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIANA FERREIRA SILVA

Colaborador(es):  FERNANDO COSME RIZZO ASSUNCAO - Orientador
SIDNEI PACIORNIK - Coorientador
VALTER ROCHA DOS SANTOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 38237
Catalogação:  23/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38237@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38237@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38237

Resumo:
A técnica de soldagem subaquática molhada com eletrodos revestidos apresenta um crescente potencial de aplicação para reparos submarinos em elementos estruturais de unidades flutuantes de produção de petróleo, visto que nestes casos a soldagem é realizada em águas rasas (profundidades inferiores a 20m). Porém, ela apresenta problemas tais como o maior risco de fissuração a frio e de formação acentuada de porosidade. O presente trabalho tem como objetivo melhorar as propriedades do metal soldado com um eletrodo experimental do tipo oxi-rutílico ligado ao níquel. Estudaram-se a influências de adições de Mo no revestimento do eletrodo na microestrutura e em propriedades mecânicas. Foram testadas cinco composições de revestimentos, com teor de Mo em peso variando entre 0 e 0,4 por cento. As soldas foram realizadas em simulador de soldagem subaquática em profundidade equivalente de 10m utilizando um sistema de soldagem por gravidade. Foram soldadas cinco juntas de topo com chanfro em V para macro e obtidas amostras para micrografia, análise química e para ensaios de tração do metal de solda, Charpy V e de dureza. As análises das micrografias mostraram que o aumento do teor de Mo diminui significantemente o tamanho médio de grão da região reaquecida de grãos finos, aumentando o limite de resistência à tração sem perdas de tenacidade e ductilidade. Os baixos teores de C, Mn e Si juntamente com o baixo hidrogênio difusível combateram de forma eficaz a formação de trincas de hidrogênio no metal de solda. Os resultados obtidos se constituem em dados importantes para selecionar o teor ótimo de Mo a ser empregado e mostram-se promissores quanto à possibilidade de superar vários requisitos importantes exigidos pela norma AWS D3.6M:1999 para obter a qualificação de procedimentos de soldagem na classe A.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui