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Título: DINÂMICA VERTICAL DE MOTOCICLETAS: MODELAGEM E ANÁLISE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE POGGI DE ARAGAO FRAGA

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 38235
Catalogação:  23/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38235

Resumo:
A dinâmica vertical de uma motocicleta pode ser modelada a partir de um modelo físico que a represente, e a partir do modelo matemático gerado, é possível analisar o comportamento do sistema obtido de modo a compreender como a dinâmica vertical é dada e como alterações nos componentes responsáveis pela mesma afetam o comportamento do sistema. Assim, é relevante desenvolver um procedimento para realizar a modelagem do sistema físico, de forma em que seja possível realizar as análises pertinentes para verificar como a variação de determinados componentes influência a dinâmica vertical. Este projeto propõe um método para equacionar o modelo matemático a partir de um grafo de ligação que represente o modelo físico, que conta ainda com transformações matriciais para chegar ao sistema na forma de variáveis Lagrangeanas, assim como análises das raízes e da resposta em frequência do sistema elaborado. Foram desenvolvidos, e adaptados, procedimentos para a obtenção de lugares geométricos das raízes e de diagramas de Bode, baseados nos conceitos de polinômios característicos e funções de transferência. Os procedimentos foram elaborados para estudar a variação de parâmetros de componentes do modelo de acordo com valores efetivamente encontrados em motocicletas. Os resultados obtidos para os procedimentos realizados, e para as variações de determinados parâmetros foram muito interessantes. Não só foi possível implementar com êxito os procedimentos desenvolvidos para executar a análise, como a partir dos resultados obtidos, um determinado nível de influência no sistema foi associado à variação de cada parâmetro.

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