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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973 Autor: SILVIA KARINA NICACIO CACERES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38168
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38168
Resumo:
Título: FULGURAÇÃO MODERNA: A EDUCAÇÃO PELA ARTE NO MUSEO DE LA SOLIDARIDAD, CHILE 1971-1973 Autor: SILVIA KARINA NICACIO CACERES
Nº do Conteudo: 38168
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38168@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38168
Resumo:
A presente dissertação analisa historicamente a concepção de educação pela arte de
um projeto de museu de arte moderna – O Museo de La Solidaridad, Chile, 1971-1973, -
através sobretudo das idéias de Mário Pedrosa, crítico de arte e principal intelectual por traz
da iniciativa. Mas, como poderíamos construir uma tradução histórica de elementos do
ambiente cultural do governo Salvador Allende (Chile, 1970-1973)? Esta possibilidade
implica aqui em conceber este museu como uma experiência em um sentido benjaminiano, ou
seja, como elemento central da tradição que nada mais é do que a narrativa que organiza as
representações sobre a ordem da vida, do tempo e do espaço. Por mais que tradição denote
um sentido de continuidade, ela pode, na perspectiva de Walter Benjamin, ser tomada de uma
maneira subversiva e revolucionária, despertando no presente elementos disruptivos da ordem
dada, através de uma interpretação da escrita da história como trabalho ativo, não meramente
descritivo. Assim, perguntamos ao longo do trabalho sobre a possibilidade das artes plásticas
serem concebidas hoje como vetores de uma experiência educativa holística, tecendo um
paralelo entre essa possibilidade e as tentativas vivenciadas no Chile do governo Salvador
Allende de, mais uma vez, concretizar o velho sonho das vanguardas históricas: fusionar arte
e vida através da construção de um novo horizonte estético e ético para a humanidade.
Descrição | Arquivo |
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS |