XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CAMPUSNET AMAZONIA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UEPA Autor: JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
CELY DO SOCORRO COSTA NUNES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38097
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097
Resumo:
Título: CAMPUSNET AMAZONIA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UEPA Autor: JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
CELY DO SOCORRO COSTA NUNES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38097
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097
Resumo:
O estudo analisa as ações que o consórcio CampusNet Amazônia
desenvolve para a região Amazônica, especificamente na Universidade do Estado
do Pará, com a oferta em seis municípios do Curso de Matemática a Distância, se
tornando relevante pelo aprofundamento em torno da relação da formação de
professores, em uma modalidade de ensino capaz de diminuir as distâncias sociais
sejam elas causadas pela exclusão ou falta de oportunidades de continuidade de
estudos por muitos jovens amazônicos. O estudo proposto é resultante da pesquisa
qualitativa com enfoque descritivo, tendo a Universidade do Estado do Pará como
locus para a obtenção dos dados. Em tal contexto as seguintes questões orientam a
investigação: Como a UEPA, instituição que compõe o CampusNet Amazônia no
Estado do Pará integra a Educação a Distância no processo de formação de
professores? Quais as estratégias metodológicas que o curso de Matemática
aponta para integração entre a formação profissional e a Educação a Distância?
Quais as estratégias operacionais e tecnológicas adotadas pela UEPA para
implantação da modalidade de ensino? A pesquisa apresenta como sujeitos: dois
coordenadores do curso, cinco docentes das disciplinas do eixo de fundamentação
pedagógica e vinte e nove discentes matriculados no Núcleo Universitário de São
Miguel do Guamá. O referencial teórico sobre a formação de professores na
perspectiva da profissionalização docente e aos estudos dos saberes dos
professores se ancora nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Tardif (2000,
2001, 2002). Em relação ao contexto da Educação a Distância e suas
contribuições na formação de professores destacamos as abordagens de Belloni
(2001, 2002), Litto (2009), Moore (2008), Silva (2003), Pretto (2006) e Peters
(2003, 2004). O resultado do estudo pode contribuir para a ampliação de ações
mediante o ensino à distância na formação de professores, a partir das ações
proporcionadas na atuação e na prática docente em tal modalidade de ensino na
educação superior.