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Coleção Digital
Título: O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 38070
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38070
Resumo:
Título: O QUE OS PROFESSORES ACHAM QUE APRENDEM COM A TELEVISÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CÍNTIA NASCIMENTO DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 38070
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38070@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38070
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo entender como os professores analisam
o conteúdo dos produtos audiovisuais que assistem pela televisão e como isto pode
interferir na sala de aula. A televisão é um meio de comunicação popular que se
constituiu ao longo dos anos como um importante instrumento de homogeneização
de hábitos, comportamentos e valores das sociedades contemporâneas. Saber o que
os professores vêem na TV, do que gostam, do que não gostam e analisar como
eles avaliam a qualidade e a relevância da programação televisiva são alguns dos
principais questionamentos desse estudo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi
realizada com professores da rede pública do Rio de Janeiro que participaram de
cursos de capacitação em mídia-educação. A partir de entrevistas individuais e das
respostas do questionário formulado para a pesquisa Juventude e mídia: contextos
escolares e sociais, desenvolvida pelo GRUPEM - Grupo de Pesquisa em
Educação e Mídia e pelo LAEd - Laboratório de Avaliação da Educação,
analisamos o consumo cultural dos professores e suas práticas cotidianas,
principalmente os modos de uso da televisão. Os resultados foram analisados a
partir da teoria de Jesús Martin-Barbero, Guillermo Orozco Gómez e dos estudos
de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia é ativo e interage
na relação com meios de comunicação. Relação que é mediada por vários tipos
diferentes de mediações culturais. Esta pesquisa identificou que os professores
interagem com poucas fontes de mediação cultural no cotidiano deles e isto pode
interferir negativamente na relação com os conteúdos da televisão.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |