$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AQANASI/A - A IMORTALIDADE EM SB 3,1-9 UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA A/NA/STASIJ
Autor: ANTONIO EVERALDO PALUBIACK MARINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MANUEL BOUZON - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3804
Catalogação:  25/08/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3804@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3804@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3804

Resumo:
A presente tese aborda um tema de viva atualidade e de suma importância para quem reflete a fundo sobre o sentido da vida humana e da morte. Trata-se de uma questão que inquieta o ser humano desde a antigüidade, desperta a reflexão de filósofos e teólogos e tem obtido respostas diferentes nas diversas épocas, culturas e religiões. Qual o destino do ser humano após a morte? Ímpios e justos estão fadados à mesma sorte? A vida do justo atribulado se extinguiu em vão? Esta tese procura encontrar uma resposta para a questão pesquisando a perícope de Sb 3,1-9 à luz do contexto do livro da Sabedoria. A investigação leva também em consideração a literatura bíblica e extra-bíblica contemporânea à sua redação. Após determinar o texto, o gênero literário e o Sitz im Leben, o estudo focaliza sua atenção na perícope de Sb 3,1-9, analisada através do prisma de suas duas principais dimensões: a escatológica e a apocalíptica. Pergunta-se então: a palavra imortalidade - a/qanasi/a (termo desconhecido na LXX e de singular valor no livro da Sabedoria) - deixa entrever (inclui) também o sentido de ressurreição - a/na/stasij? Depois de ponderar as interpretações e os argumentos de estudiosos - uns afirmam que Sb só fala de imortalidade e não de ressurreição; outros afirmam que a ressurreição está implícita -, a tese coteja as duas posições e opta por uma terceira via, na qual o conceito grego de imortalidade, assumido pelo autor judeu, permite entrever o conceito semítico de ressurreição. A conclusão do trabalho é dúplice: constata a confluência entre o significado de a/qanasi/a e a/na/stasij; e que o conceito de a/qanasi/a oferece uma contribuição para compreender melhor a ressurreição dos mortos, crença comum para judeus e cristãos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
PREFÁCIO, CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui