$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EFEITOS DA ABUNDÂNCIA DE RECURSOS NATURAIS E DA VIOLÊNCIA LOCAL SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOANA DA COSTA MARTINS MONTEIRO

Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador
Número do Conteúdo: 38033
Catalogação:  16/05/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38033@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38033@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38033

Resumo:
Essa tese e composta por três artigos. Os dois primeiros estudam os efeitos da abundância de recursos naturais através da análise do recente boom de petróleo no Brasil e a distribuição de royalties para os municípios. No primeiro capítulo, estuda-se os efeitos do boom de petróleo sobre a economia local. Mostra-se que os efeitos da produção de petróleo são pequenos, limitando-se ao impacto sobre o setor público. O maior impacto encontrado é sobre o número de funcionários públicos municipais, que aumenta consideravelmente entre 1997 e 2006. São encontrados efeitos modestos sobre a oferta de educação e saúde. O segundo capítulo analisa os efeitos do royalties de petróleo sobre a política local. Os royalties aumentam a probabilidade de reeleição dos prefeitos na primeira eleição que sucede o boom de receitas, mas essa vantagem não persiste nas eleições seguintes. Os resultados são consistentes com um processo de aprendizado por parte dos eleitores, que somente reconduzem os prefeitos ao poder quando têm conhecimento limitado sobre o choque positivo de receitas e interpretam o aumento de funcionários públicos como um sinal de habilidade do prefeito. Contudo, os resultados indicam que a abundância de recursos não acabou com a responsabilização dos prefeitos e que um sistema democrático é crucial para restringir o uso irresponsável desses recursos. O terceiro capítulo investiga um outro tema: a relação entre violência local e desempenho escolar. Explora-se a variação no espaço e no tempo do conflito de drogas no Rio de Janeiro para entender o impacto desses conflitos sobre as escolas municipais. Encontra-se que as áreas que sofreram mais variação de conflitos armados ao longo do tempo têm um desempenho inferior em testes padronizados de matemática. A exposição aos conflitos também é associada a aumento na reprovação e do abandono de alunos do quinto ano do ensino fundamental. Discute-se ainda os canais que podem explicar a piora do desempenho e identifica-se que violência está associada a maior ausência de professores nas escolas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui