$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: APRENDIZADO PROFUNDO APLICADO À SEGMENTAÇÃO DE TEXTO
Autor: MIGUEL MENDES DE BRITO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO COLCHER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38016
Catalogação:  15/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38016@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38016@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38016

Resumo:
O Processamento de Linguagem natural é uma área de pesquisa que explora como computadores podem entender e manipular textos em linguagem natural. Dentre as tarefas mais conhecidas em PLN está a de rotular sequências de texto. O problema de segmentação de texto em sintagmas é um dos problemas que pode ser abordado como rotulagem de sequências. Para isto, classificamos quais palavras pertencem a um sintagma, onde cada sintagma representa um grupo disjunto de palavras sintaticamente correlacionadas. Este tipo de segmentação possui importantes aplicações em tarefas mais complexas de processamento de linguagem natural, como análise de dependências, tradução automática, anotação de papéis semânticos, identificação de orações e outras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma arquitetura de rede neural profunda para o problema de segmentação textual em sintagmas para a língua portuguesa. O corpus usado nos experimentos é o Bosque, do projeto Floresta Sintá(c)tica. Baseado em trabalhos recentes na área, nossa abordagem supera o estado-da-arte para o português ao alcançar um F(beta)=1 de 90,51, que corresponde a um aumento de 2,56 em comparação com o trabalho anterior. Além disso, como forma de comprovar a qualidade do segmentador, usamos os rótulos obtidos pelo nosso sistema como um dos atributos de entrada para a tarefa de análise de dependências. Esses atributos melhoraram a acurácia do analisador em 0,87.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui