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Título: COLONIALIDADE DA PAZ: ESFORÇOS AMEAÇADOS PELO EUROCENTRISMO EM UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PAZ
Autor: NYCOLAS CANDIDO DA SILVA LAU
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 37924
Catalogação:  07/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37924@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.37924

Resumo:
Este trabalho desenvolve uma nova definição para tratar dos entraves entre os níveis global e local nas intervenções de Organizações Internacionais nos conflitos atuais. Tal definição constrói um conceito próprio, denominado colonialidade da paz: processo pelo qual o eurocentrismo prejudica o resultado dos esforços globais de pacificação. É um conceito que, através da necropolítica de Achille Mbembe, busca estender as compreensões de Aníbal Quijano sobre o eurocentrismo para o modo como as agências internacionais lidam com os conflitos armados contemporâneos. Com foco nas Nações Unidas, nosso objetivo é analisar os esforços para resolução de conflitos no mundo atual, especialmente no marco das novas guerras, a fim de entender quais fatores estruturais fazem com que estas medidas não atinjam totalmente suas metas. Nossa hipótese é de que o eurocentrismo cria uma barreira sistêmica que inviabiliza o total sucesso das iniciativas de paz, de maneira que estas não estão devidamente preparadas para a localidade e difusão das novas disputas internacionais. Para elucidar esta hipótese, examinaremos perspectivas que procuram conjugar Educação e resolução de conflitos, utilizando fontes bibliográficas sobre o tema, bem como dados de relatórios internacionais. Nosso estudo demonstra que o pensamento eurocêntrico gera grandes restrições ao empreendimento da paz pela Educação, manifestando que as estratégias das organizações e o alcance de suas propostas se encontram circunscritos ao pensamento político ocidental.

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