$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ENTRE SEGURANÇA E IDENTIDADES: EUROPA E RÚSSIA NO COMBATE AO ESTADO ISLÂMICO
Autor: JOAO PAULO ALVES ASSENCIO
GUILHERME ADAMS G SALES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 37919
Catalogação:  07/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37919@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.37919

Resumo:
O presente artigo trata sobre a influência de fatores culturais e identitários em conflitos contemporâneos. Especificamente, o terrorismo é abordado como uma modalidade de conflito que toma a forma atual, fortemente influenciada por embates entre culturas distintas que fortalecem identidades coletivas internalizadas por indivíduos membros de um mesmo agrupamento. Utilizam-se argumentos que têm como base a ideia de construção social da realidade, no sentido de tentar explanar os questionamentos levantados. Este presente artigo busca confirmar a hipótese de que as percepções mútuas dos atores, baseada nos fatores sociais considerados, são determinantes para definir relações de hostilidades. Partindo das argumentações de Huntington, Wendt, Castells, Waltz, Kissinger, entre outros, são apresentadas bases conceituais e teóricas que oferecem entendimento para a questão abordada. Para tanto, discorre-se sobre a relação de fatores culturais nas novas dinâmicas de conflito do pós-guerra fria, argumentando acerca do surgimento do Estado Islâmico e das iniciativas contra terroristas russas e europeias. Além disso, serão analisados também como os aspectos culturais específicos dos atores se relacionam.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui