INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CARACTERIZAÇÃO DE CANAL RÁDIO MÓVEL EM AMBIENTES SUBURBANOS GEOGRAFICAMENTE ACIDENTADOS NA FAIXA DE 5.8 GHZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WILYAM DAVID TORRES MEZA

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 37908
Catalogação:  03/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37908@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37908@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37908

Resumo:
Devido ao avanço e à proliferação de sistemas de comunicações wireless, como por exemplo, sistemas de Terceira Geração (3G), Wi-fi e WiMax e, também, o uso de tecnologias como o OFDM (Ortogonal Frequency Division Multiplex), as frequências de operação estão cada vez maiores, face à escassez de espectro. Nesse âmbito, é importante conhecer o comportamento do sinal rádio móvel recebido na presença do canal rádio. Considerando os fatos citados, este trabalho apresenta resultados experimentais de campanhas de medições que permitiram caracterizar o comportamento do canal de rádio-propagação em ambientes com característica suburbana e rural, a análise empírica do comportamento faixa estreita do sinal rádio móvel assim como a análise em faixa larga. As campanhas de medições foram feitas na cidade de Tanguá, BR101-Km 275, cidade do Rio de Janeiro, com um setup de Transmissão na frequência de operação de 5.765 GHz, na faixa de frequência de característica de uso livre, montado no segundo andar (Terraço) do prédio da câmara municipal da prefeitura de Tanguá, considerado um dos pontos altos da cidade. O receptor móvel foi montado dentro do laboratório móvel de telecomunicações (van de medições) com uma antena receptora sobre o teto da van. Serão apresentados, também, os métodos de medição que deverão ser adotados tanto para faixa estreita quanto para faixa larga, a fim de se conseguir dados para realizar uma análise mais completa do canal. Assim, a pesquisa estará baseada em caracterizar a cobertura dos enlaces em 5,8 GHz, obtendo a maior quantidade de informação a respeito das características do canal, incluindo as estatísticas de pequena escala e larga escala, os modelos que melhor se ajustam ao canal, e os parâmetros de dispersão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui