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Título: ANÁLISE DE VAZÃO DA MISTURA AR-COMBUSTÍVEL NA INTERFACE PISTÃO-CILINDRO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Autor: DANIEL HENRIQUE FIGUEIREDO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 37898
Catalogação:  03/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37898

Resumo:
Este trabalho se dedicou a fazer uma análise simulatória do blow-by (escoamento compressível do fluido ar-combustível através da folga radial existente entre o pistão e o cilindro) em um motor teórico, no qual foram removidos os anéis de seguimento dos pistões e acrescentado magnetos permanentes para reduzir o atrito na interface pistão-cilindro. Utilizando as equações de conservação de massa e da quantidade de movimento, foi definido o conjunto de equações a ser resolvido para um escoamento de ar compressível e isotérmico. O problema foi representado por um escoamento entre placas planas paralelas estacionárias, utilizando como referência o escoamento de Couette. Na ausência da solução analítica foi obtida com ajuda do software ANSYS – Fluent, uma resolução numérica para diferentes diferenças de pressões entre entrada e a saída do canal, e também, uma variação do gap (folga radial na interface pistão-cilindro). Foram utilizados dados experimentais de pressão indicada e rotação de um motor de ignição por compressão real, para descrever o comportamento do blow-by nos períodos de compressão e expansão, sem troca de calor. Por fim, a partir de varias interações foi possível dimensionar e estimar uma folga teórica, sem os anéis de seguimento, para que se tivesse o mesmo vazamento em comparação ao vazamento de um motor real com os anéis de seguimento.

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