$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O DIREITO À MORTE ASSISTIDA À LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Autor: ALICE MAC DOWELL VERAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE PERECMANIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37877
Catalogação:  02/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37877@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37877

Resumo:
Os constantes avanços tecnológicos que permeiam o cenário contemporâneo, ao passo que possibilitam a salvação de diversas vidas outrora perdidas, podem ser igualmente responsáveis por causar dor e sofrimento a pacientes terminais em razão de uma tentativa vã de se alongar suas vidas biológicas. Outrossim, ainda que não portadoras de doenças que se encontram em estágio terminal, milhões de pessoas são acometidas por enfermidades psiquiátricas consideradas irremediáveis, que causam intensos sofrimentos psíquicos e fazem com que o desejo de estar vivo não mais exista. Seja qual for o contexto, a questão que fica é a se essas pessoas possuem o direito à morte digna, auxiliada ou executada, ainda que na forma omissiva, por um terceiro. A presente monografia tem como objetivo analisar as modalidades de morte com intervenção sob a ótica do ordenamento jurídico pátrio, especificamente do princípio da dignidade da pessoa humana e autonomia existencial, bem como a possibilidade de regulamentação, tendo como base parâmetros estabelecidos por legislações alienígenas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui