$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OS LIMITES DO DIREITO PENAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL
Autor: MARCELA FERREIRA BALBUENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VICTORIA AMALIA DE BARROS CARVALHO GOZDAWA DE SULOCKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37824
Catalogação:  24/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37824@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37824

Resumo:
A violência doméstica é apenas uma das diversas formas de expressão da violência de gênero contra a mulher. Esse problema não é recente, muito menos individual, atingindo mulheres de todas as idades e classes sociais. Foi um longo caminho até que esse fenômeno ganhasse visibilidade, uma vez que era tratado como uma questão intrafamiliar, que não merecia intervenção estatal. Muito se tem apostado na criminalização como política de reconhecimento, com base na crença de que o efeito simbólico do Direito Penal seria capaz de gerar transformações sociais. Este trabalho parte de uma análise crítica feminista para desconstruir essa ideia e demonstrar, ao final, que a utilização do sistema criminal como instrumento de emancipação feminina, principalmente dentro de uma relação familiar, pode gerar o efeito inverso, reproduzindo a histórica opressão da qual a mulher tenta se libertar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui