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Título: ATOS DE FALA DE AGRADECIMENTO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E
Autor: ELAINE CRISTINA HEINZE MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37817
Catalogação:  24/04/2019 Liberação: 24/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37817@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37817

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar e descrever como o ato de fala de agradecimento é realizado na Língua Portuguesa do Brasil, de maneira a fornecer subsídios para o ensino da mesma como segunda língua (PL2E). Para tanto, consideram-se as questões culturais na elaboração dos discursos de agradecimento, bem como os contextos social e linguístico. Deste modo, entende-se que os atos de fala de agradecimento podem ser compreendidos e utilizados de maneira adequada uma vez que o falante tenha o domínio não apenas das questões linguísticas mas, também das paralinguísticas; tão importantes quanto aquelas são os rituais sociais de uma cultura, uma vez que a interação se dá não apenas no plano linguístico, mas também nos aspectos socioculturais, e o domínio destes pode vir a evitar ou minimizar as situações de mal-entendidos.Neste trabalho os atos de fala de agradecimento foram distribuídos em categorias semânticas levando-se em conta o tipo de vínculo existente entre os participantes do evento comunicativo, sendo eles: Agradecimento com Alto Grau de Proximidade, Agradecimento com Médio Grau de Proximidade e Agradecimento com Baixo Grau de Proximidade. A fundamentação teórica utilizada baseia-se em conceitos do Interculturalismo de Hall (1998), Bennett (1998), Lewis (2006), e Hofstede (2010),e da Teoria dos Atos de Fala de Austin (1962), Searle (1962), Vanderveken (1985) e Souza Filho (2006).

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