INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A INTELIGÊNCIA CULTURAL NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CAROLINA MARTINI BRAZ DE MELLO E SOUZA

Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Número do Conteúdo: 37761
Catalogação:  16/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37761@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37761@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37761

Resumo:
Em um mundo globalizado, onde pessoas de diversas culturas convivem, trocam experiências e compõem equipes de trabalho, o domínio de habilidades e competências de natureza intercultural figura como um fator relevante e atual. Neste contexto, surgiu, em 2003, o construto teórico da inteligência cultural. O objetivo geral deste trabalho foi compreender o estado da arte sobre inteligência cultural na área de Administração e identificar os principais grupos de temas que vêm sendo explorados na academia (sua evolução, foco de interesse e estágio atu-al), a fim de propor um framework teórico e uma agenda de pesquisa futura. Para tal, efetuou-se uma revisão bibliométrica dos artigos científicos publicados em inglês, na base de dados SCOPUS, de 2004 a 2018. A partir de uma amostra final de 262 artigos, realizou-se (i) com a utilização do software Microsoft Excel, uma análise estatística dos dados (descritiva), a fim de verificar o impacto da pesquisa de IC na área de Administração, bem como mapear a produção científica a partir de diferentes unidades de análise (autor, afiliação, país, etc); e (ii) com a utiliza-ção do software SciMAT, uma análise bibiliométrica (de citação e de coocorrên-cia de palavras) para identificar as principais temáticas exploradas até o momento (clusters) e sua evolução temporal. Os resultados apontaram alguns temas como oportunidade para pesquisas futuras, destacando-se estudos sobre inteligência cul-tural e: outros tipos de inteligência, negociação intercultural, treinamento e desen-volvimento intercultural, performance organizacional e estratégia, gestão do con-flito, inteligência cultural organizacional, antecedentes da inteligência cultural; dentre outros.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui