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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROFESSORES INICIANTES: INSERÇÃO NAS REDES DE ENSINO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DESIGUAIS Autor: VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37755
Catalogação: 15/04/2019 Liberação: 15/04/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37755
Resumo:
Título: PROFESSORES INICIANTES: INSERÇÃO NAS REDES DE ENSINO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DESIGUAIS Autor: VANESSA CRISTINA MAXIMO PORTELLA
Nº do Conteudo: 37755
Catalogação: 15/04/2019 Liberação: 15/04/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37755
Resumo:
A partir da constatação de que, embora venha ganhando destaque, o período
de iniciação à docência não é privilegiado para investigações no Brasil e, portanto,
reconhecendo a necessidade de continuidade de investimentos na temática,
desenvolvo esta pesquisa cujo objetivo é ampliar o conhecimento sobre aspectos
do trabalho, do desenvolvimento profissional e da socialização de professores
iniciantes em uma perspectiva relacional. Baseando-me no estudo sobre o ciclo de
vida profissional docente (HUBERMAN, 1995), tomo como sujeitos professores
que se encontram nas duas primeiras fases da sua carreira, que possuem até seis
anos de atuação profissional. Sustentada na noção de campo (BOURDIEU, 2009)
que implica pensar relacionalmente, trabalho com iniciantes de três redes de
ensino, duas públicas e uma privada, a fim de identificar homologias e
divergências no modo como a organização do trabalho se processa e se objetiva
nessas diferentes redes, no Rio de Janeiro. A literatura (MARCELO GARCÍA,
1999; 2009; PAPI; MARTINS, 2010) sobre o período de inserção mostra que o
início da carreira docente apresenta demandas específicas e que esse momento
pode ser experimentado de modo mais fácil ou mais difícil, dependendo do
acolhimento, do apoio e do lugar em que atuam os novatos. Assim, busco saber
como vivenciam esse período docentes de diferentes redes e que aspectos parecem
favorecer ou dificultar a inserção e o desenvolvimento profissional dos mesmos.
Optei por trabalhar com narrativas de professores porque meu interesse foi
construir esse objeto a partir da visão de quem está vivendo essa fase. Foram
realizadas vinte e três entrevistas semiestruturadas, do tipo depoimento, com
professores das séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil.
Através delas pude apreender aspectos do cotidiano de trabalho e identificar
estratégias (BOURDIEU, 2004) das instituições e dos agentes para se inserirem
nesses espaços sociais, bem como perceber de que maneiras elas influenciam o
seu modo de se constituir “professor” e sua perspectiva de carreira. No diálogo
“empiria-teoria”, a pesquisa se beneficia das contribuições de Bourdieu (2004),
que ajudam a iluminar as estratégias de inserção presentes no campo educacional,
bem como homologias e discrepâncias presentes entre elas e como vão
influenciando a constituição do habitus associado à função docente (PENNA,
2011); de Marcelo García (1999; 2009) e Marcelo García e Vaillant (2012), no
que tange ao desenvolvimento profissional de professores e ao início da carreira
docente; de Barroso (2005), que fornece elementos para pensar as bases de uma
autonomia construída; entre outros. As análises revelam formas variadas de
investimento em desenvolvimento profissional e lógicas distintas de construção
do trabalho. Por um lado, reforçam achados de outras pesquisas no que tange à
importância dos pares na inserção profissional e confirmam que o capital tempo,
ainda que sofra variações, é fator de distinção entre jovens professores e
professores mais antigos. Por outro, assinalam a importância da organização das
redes e das escolas na socialização dos iniciantes, que vão construindo percepções
e intenções diferenciadas em relação ao seu trabalho, à profissão e aos
investimentos na carreira.