$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE: ATIVIDADE, STATUS E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 37750
Catalogação:  15/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37750

Resumo:
As pesquisas sobre os professores do ensino médio de escolas públicas merecem mais espaço no meio acadêmico, visto que, de um modo geral, os estudos têm privilegiado os docentes do ensino fundamental. Conhecer os professores do ensino médio implica mapear como essa categoria profissional representa o trabalho que desenvolve e os desafios que enfrenta na profissão, a partir das características da docência, enquanto atividade relacional por excelência. O objetivo do nosso estudo foi analisar a percepção do trabalho docente pelos próprios professores a partir das dimensões de atividade, status e experiência, propostas por Tardif e Lessard (2007). Partimos da premissa de que o trabalho docente é marcado intrinsecamente pela interatividade que existe entre alunos e professores. Do ponto de vista das ferramentas metodológicas, recorremos a entrevistas semiestruturadas com quinze professores de diversas disciplinas, dois diretores e uma coordenadora pedagógica da escola estadual, localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Também nos valemos da observação do cotidiano da instituição e da análise de documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e da escola. As entrevistas com os gestores e a leitura dos documentos ajudaram a compreender a instituição escolar pesquisada, os seus atores e os contextos políticos da referida Secretaria. Além de Maurice Tardif e Claude Lessard, interlocutores privilegiados em termos de referencial teórico, também trouxemos para a análise autores como Bernadette Gatti e Elba Sá Barretto, João Barroso, Rui Canário, Antonio Flavio Moreira, Leonor Torres, Michael Huberman, Andy Hargreaves, Françoise Lantheaume, Maurice Tardif, dentre outros. Com essa pesquisa, foi possível perceber que os professores possuem uma série de imagens sobre a sua atividade, o seu status e a sua experiência que ajudam a compor o cenário do trabalho docente hoje em uma escola estadual. E mais, permite uma maior compreensão do que está acontecendo no ensino médio na referida instituição. A interatividade entre alunos e professores é uma constante no trabalho dos professores, assim como é percebida uma relativa autonomia dos professores frente à cultura da performatividade, que exige o seguimento de padrões e alcance de resultados no ensino médio.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui