XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SENSES OF TEACHING WORK: ACTIVITY, STATUS AND EXPERIENCE OF TEACHERS OF SECONDARY EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO Autor: MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 37750
Catalogação: 15/04/2019 Liberação: 15/04/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37750
Resumo:
Título: SENSES OF TEACHING WORK: ACTIVITY, STATUS AND EXPERIENCE OF TEACHERS OF SECONDARY EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO Autor: MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES
Nº do Conteudo: 37750
Catalogação: 15/04/2019 Liberação: 15/04/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37750
Resumo:
Researches about high school teachers from public schools deserve more
space in universities, since, in general, educational researches emphasize
elementary teachers. Knowing the high school teachers implies that we can try to
understand how this professional category represents its own teaching work and
its challenges, from the characteristics of teaching as relational activity par
excellence. The aim of our study was to analyze the perception of teaching work
by teachers themselves from the dimensions of activity, status and experience,
based on studies by Tardif and Lessard (2007). We start from the premise that
teaching is inherently marked by the interaction that exists between students and
teachers. From the point of view of methodological tools, we resort to semistructured
interviews with fifteen teachers from various disciplines, two directors
and one pedagogical coordinator of public school, located in the west of the city
of Rio de Janeiro. We also relied on observation of everyday institution and
analysis of official documents from the State Department of Education of Rio de
Janeiro and from the school. Interviews with managers and the reading of the
documents helped us to understand the school research institution, its actors and
political contexts that exist in the State Department. In addition to Maurice Claude
Tardif and Lessard, privileged interlocutors in terms of theoretical framework, we
also brought to the analysis authors as Bernadette Gatti and Elba Sá Barreto, João
Barroso, Rui Canário, Antonio Flavio Moreira, Leonor Torres, Michael
Huberman, Andy Hargreaves, Françoise Lantheaume, Maurice Tardif, among
others. With this research, it was revealed that teachers have a series of images
about their activity, status and experience that help set the scene of teaching today
at a state public school. Moreover, it allows a greater understanding of what is
happening in middle school at that institution. The interactivity between students and teachers is a constant in the work of teachers, as well as is perceived a relative
autonomy of teachers against the culture of performativity, which requires the
following standards and achieving results in high school.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |