$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O SUICIDA HOSPITALIZADO: COMO A EQUIPE DE SAÚDE DO CTI LIDA COM A QUESTÃO?
Autor: JULIANA CIRNE SOUZA COELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAYLA COSMO MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37684
Catalogação:  10/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37684@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37684

Resumo:
CTI (Centro de Tratamento Intensivo) trata-se de um setor de grande importância dentro do hospital e pode ser visto um grande fluxo de pacientes internados neste local. Na maioria dos casos, pessoas são internadas em hospitais por enfermidades não provocadas propositalmente. Entre estes pacientes, veem-se todos os tipos de doenças e reações provocadas pela doença, mas há algo em comum entre eles: todos procuram a cura e a vida. É percebido nas equipes de saúde, um movimento intenso na busca do melhor possível para o paciente. Se não for a cura, ao menos, amenizar os efeitos da doença e promover maior qualidade de vida ao mesmo. Quando surge uma internação por tentativa de suicídio, pode parecer algo contraditório ao olhar da equipe, que está preparada para atender aquele sujeito que está ali pela busca de viver e não, aquele que apresenta o desejo de morrer. Compreender os mecanismos, a motivação, os procedimentos e sentimentos da equipe de saúde que atua em CTI e a influência na relação com os pacientes suicidas são os objetivos do presente trabalho, juntamente com a proposta de um trabalho mais humanizado e direcionado para a questão do suicídio. Trata-se de um estudo teórico-clínico, onde é utilizado o referencial teórico humanista-existencial. Através de observações clínicas, será possível visualizar a prática dos profissionais de saúde do CTI em relação com os pacientes suicidas. Será possível ter acesso às conclusões do presente trabalho, onde podem ser encontradas reflexões sobre o tema do suicídio e propostas de instrumentalização ao profissional de saúde. Estes apresentaram dificuldades emocionais ao lidar com pacientes suicidas, os quais são considerados, pelos mesmos, como pacientes difíceis. A presença desse grupo de pacientes em CTI choca com as premissas do treinamento da equipe de saúde, contrapõem aos seus valores morais e, muitas vezes, detém olhares preconceituosos, devido ao estigma existente em torno do tema do suicídio. Partindo do princípio que a equipe de saúde é responsável pelo bom tratamento do paciente internado em condições emocionais tão difíceis, despir-se de preconceitos e apropriar-se de um olhar humanizado é fundamental para que esse paciente tenha a oportunidade de ser reconhecido como um ser humano que sofre e precisa de ajuda, e enfim, conseguir uma recuperação bem sucedida.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui