INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROCESSOS LOGÍSTICOS E PERFIS DE ATIVIDADES DE ARMAZENAGEM: ESTUDO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL PINTO GONZALEZ DE LEMA

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Número do Conteúdo: 37665
Catalogação:  10/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37665@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37665@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37665

Resumo:
O tema armazenagem tem se tornado cada vez mais relevante na logística, tanto na academia, quanto nas empresas que dependem de centros de distribuição (CD). Esta dissertação tem como objetivo analisar a operação de um CD de uma empresa de cosméticos com base em seus processos e em seus perfis de atividades e, ainda, propor melhorias na operação visando ganhos de produtividade e acuracidade. No caso estudado, o comitê gerencial da empresa identificou a necessidade de promover ganhos de produtividade e acuracidade da operação bem como levantar oportunidades de melhorias, o que motivaram esta pesquisa. Para atingir esses objetivos, o estudo do caso foi estruturado em 3 fases: contextualização; diagnóstico e; elaboração de propostas de melhorias, plano de ação e implementação. O método de pesquisa utilizado na fase 1 consistiu em contínuas visitas in loco, pesquisa bibliográfica de artigos e livros nacionais e internacionais, na coleta e análise de dados extraídos dos sistemas de informação da empresa, realização de entrevistas semiestruturadas bem como entrevistas de validação, para então elaboração de diagnósticos e análises na fase 2. Como resultado dos diagnósticos da estrutura e processos do CD da empresa Alfa, são apresentados na fase 3 propostas de melhorias, planos de ação e oportunidades de ganhos logísticos para implementação. Nesta fase 3, as maiores oportunidades de ganhos foram identificadas nos processos de estoque e picking (preparação) sendo este último fundamentado no estudo dos perfis de atividades de armazenagem. Dentre as propostas implementadas, destaca-se a reestruturação da atividade de picking que atingiu bons resultados com uma correta reorganização e redimensionamento das posições de bases dos SKUs sem necessidade de adoção de nenhuma nova tecnologia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui