$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PLATAFORMA PARA MEDIÇÕES DE PARÂMETROS DE MODELOS DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA EM ESCALA
Autor: JOSE SERRUYA EL MANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37596
Catalogação:  03/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37596@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37596@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37596

Resumo:
Este trabalho de fim de curso detalha todo o processo de criação e teste de uma suspensão automotiva em escala, desde seu desenvolvimento em CAD, até a sua fabricação. Diferentemente dos projetos de suspensão convencionais, este trabalho visa analisar a viabilidade da implementação do processo de fabricação de manufatura aditiva nas suspensões automotivas, possivelmente abrindo possibilidades para que esta indústria tire proveito do uso dessa tecnologia. Sua grande vantagem se encontra na facilidade de efetuar iterações no projeto,e em seu mecanismo de teste, que é consideravelmente menos complexo e mais barato que uma bancada de testes convencional, tornando assim o processo mais fácil e barato de ser executado. Além disso, modelos em escala, juntamente com a metodologia de similaridade, têm um emprego cada vez maior devido ao uso e à popularização de impressoras 3D de prototipagem rápida. Por meio da análise de parâmetros de um modelo em escala, é possível chegar aos valores de parâmetros e grandezas similares encontradas nos casos reais, ou 1:1.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui