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Título: ESTUDO DE CASO AUTOETNOGRÁFICO DA MARCA DE GOVERNO FORTALEZA BELA DA PREFEITURA DA CIDADE DE FORTALEZA, CAPITAL DO ESTADO DO CEARÁ
Autor: LUIZIANNE DE OLIVEIRA LINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37574
Catalogação:  02/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37574@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37574@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37574

Resumo:
Este trabalho é um Estudo de Caso da Marca de Governo Fortaleza Bela desde sua construção até sua permanência durante duas Administrações Municipais da Cidade de Fortaleza, entre 2005 e 2012. O estudo dessas logomarcas, símbolos que pretendem expressar e representar uma determinada forma de exercício do Poder Executivo, muitas vezes se restringem a um debate puramente no campo dos publicitários ou dos profissionais de marketing. Para realizar este Estudo, a pesquisadora (que também foi a Prefeita de Fortaleza nesse período) utilizou a narrativa auto-reflexiva, os Programas de Governo, os Programas de TV e rádio do horário eleitoral gratuito das campanhas, a cobertura dos dois principais jornais locais do Ceará e alguns documentários, publicações e propagandas oficiais da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Observa-se que a expressão Fortaleza Bela despertou os mais diversos sentimentos e as mais diversas reações, advindas de moradores da Cidade e diversos outros sujeitos. A pesquisadora também observa que a Marca torna-se uma fonte de inspiração para a criação dos mais diversos materiais como poesias, cordéis, músicas, críticas, charges, pichações, sátiras e outras marcas pejorativas em relação à Marca original. Ela conclui que o fato da expressão Fortaleza Bela e suas derivações terem sido intensamente expostas desde a Campanha Eleitoral de 2004 e durante oito anos da Administração Municipal fez com que seu Governo tivesse uma profunda identificação com essa Marca, fazendo com que esta seja lembrada até os dias de hoje.

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