$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: LE CONCEPT LEIBNIZIEN DE L ESPACE: DISTANCES MÉTAPHYSIQUES ET PROXIMITÉS PHYSIQUES DU CONCEPT NEWTONIEN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAQUEL ANNA SAPUNARU

Colaborador(es):  DEBORAH DANOWSKI - Orientador
Número do Conteúdo: 37546
Catalogação:  01/04/2019 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL

Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37546@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37546@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37546@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37546

Resumo:
Cette thèse de doctorat traite du concept de l espace chez Leibniz, lequel a subi quelques changements au cours des travaux de ce philosophe. Nous essayons de montrer également que, contrairement aux allégations de certains commentateurs du XXe siècle, ce concept diffère de la conception newtonienne de l espace en ce qui concerne, essentiellement, son aspect métaphysique, mais non pas dans son aspect physique, sur lequel les deux philosophes étaient plus proches qu on pourrait penser. La construction même de la physique mathématique à l époque baroque indique Descartes et les cartésiens, non pas Newton, comme les grands adversaires de Leibniz. En bref, nous montrons que, en ce qui concerne le concept de l espace, il y aurait, entre Leibniz et Newton, des différences métaphysiques ainsi que des similitudes physiques, alors que les deux divergeraient de Descartes.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
CHAPTER 7  PDF
REFERENCES AND APPENDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui