$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO DE PROPOSTA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DO IMPACTO DO USO DE PLÁSTICO NO CONTEXTO AMBIENTAL NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CRISTINA TAVARES NUNES

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 37527
Catalogação:  29/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37527@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37527@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37527

Resumo:
O novo sistema de consumo estabelecido pela sociedade moderna, atribuído pela cultura do desenvolvimento ilimitado, gerou um cenário insustentvel com impactos ambientais evidentes. Esses impactos são manifestados pela ampla disseminação de resíduos, principalmente, os resíduos plásticos. Sendo assim, esse trabalho se fundamenta na discussão das implicações resultantes do consumo demasiado de embalagens plásticas no Brasil. Para tanto, parte-se da análise do mercado atual de plásticos, os setores envolvidos na fabricação e consumo de embalagens derivadas do produto, assim como das determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A qual preceitua a redução, o reuso e reciclagem dos produtos como princípio orientador de ações socioambientais corretas, além de apontar - como uma das formas de operacionalização do processo - a celebração de Acordos Setoriais como um instrumento legal para cumprir o princípio de poluidor-pagador, contando com a participação das cooperativas de materiais recicláveis como integrantes no processo da reciclagem desse setor. Consubstanciadas nesse contexto, a ideia é propor, no estudo, alternativas de consumo de embalagens menos agressivas e mais sustentáveis, apoiadas por uma revisão conceitual dos materiais plásticos oriundos de fontes renováveis, visando à construção de novas formas de uso do plástico que impactem menos o meio ambiente. Dessa forma, permitindo a construção de formas mais sustentáveis do uso mais consciente de embalagens de modo geral.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui