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Título: DEFICIÊNCIA AUDITIVA: APRENDENDO A TER E A CONVIVER
Autor: MAIRA LIMA ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONICA CRISTINA DE CARVALHO CAMPIOLI BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37515
Catalogação:  28/03/2019 Liberação: 28/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37515@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37515

Resumo:
Este estudo aborda a criança portadora de deficiência auditiva e seu contexto familiar. A criança portadora de deficiência auditiva nos primeiros meses de vida é privada de estimulação sonora no período mais importante no desenvolvimento, e consequentemente, poderá apresentar alterações emocionais, sociais e linguísticas. No intuito de possibilitar as famílias um meio de orientação, elaboração e compreensão frente à deficiência auditiva deu-se início a uma dinâmica grupal, no qual os familiares pudessem compartilhar dúvidas, questionamentos, sentimentos e conhecimento. Os exemplos que ilustram tal prática tiveram como cenário o Centro de Referencia em Saúde Auditiva de Barra Mansa, através de um trabalho realizado no Grupo Aprendendo a ter e a conviver com um deficiente auditivo. O grupo era formado pelos familiares da criança, no qual foi um processo identificador de experiências.

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