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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LITERATURA, HISTÓRIA E LENDAS E NARRATIVAS DE ALEXANDRE HERCULANO Autor: CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3743
Catalogação: 29/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3743@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3743@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3743
Resumo:
Título: LITERATURA, HISTÓRIA E LENDAS E NARRATIVAS DE ALEXANDRE HERCULANO Autor: CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS
Nº do Conteudo: 3743
Catalogação: 29/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3743@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3743@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3743
Resumo:
Esta tese tem como objetivo principal a análise das Lendas
e Narrativas, para, do ponto de vista histórico e
ficcional, demonstrar a tentativa de Herculano de
transformar, atento ao projeto romântico, o medievo
português em patrimônio cultural. Captar o olhar romântico
do autor, voltado para o passado medieval na construção da
identidade cultural portuguesa, foi o segundo objetivo que
se nos impôs.
Para tanto, dividimos o estudo em seis capítulos,
enfatizando em cada um o papel que o discurso da História
desempenha nessa ficção. As sete narrativas são analisadas
através da discussão dos enredos, à luz de correntes
teóricas contemporâneas, para detectar as peculiaridades de
cada uma, com ênfase no diálogo que se estabeleceu entre o
discurso da literatura e o da História, no ato da criação
ficcional. Grosso modo, concluímos que, em Lendas e
Narrativas, o autor pretendeu conservar a memória
de intensas experiências, compreendendo tanto a tradição
ibérica quanto a transformação dessa mesma tradição, que
assume o papel de produtora de elementos novos. Em seus
textos, representa-se a construção da própria identidade,
das marcas basilares da literatura do século XIX e até de
algumas do século posterior.
Pensar a questão da memória literária em Lendas e
Narrativas obriga, assim, a reconhecer a produção literária
como um sistema de diálogos, de trocas e de apropriações,
impulsionado por um jogo de forças interativas.
A diversidade de personagens presentes na obra a constitui
um tecido intrincado e exemplar do gênero ficção histórica,
na esteira de Walter Scott.
A leitura aqui feita, norteou-a o propósito principal de
contribuir para o (re)conhecimento desta obra fundamental
do Romantismo português, acrescido de outro, talvez
pretensioso, de abrir perspectivas para novas abordagens.
Este contínuo interpretar a história, renovando seu
significado, dando-lhe diferentes interpretações, assemelha-
se a percorrer uma trilha que, sempre renovada, leva à
descoberta de novas e fascinantes leituras.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULOS 1 - 8 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |