$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A BARRA DA TIJUCA COMO VETOR DE EXPANSÃO URBANA DO RIO DE JANEIRO: ANÁLISES E PROJEÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERICO FREITAS FERREIRA DA COSTA

Colaborador(es):  MADIAGNE DIALLO - Orientador
LUCIANA DA S ANDRADE - Coorientador
Número do Conteúdo: 37434
Catalogação:  21/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37434@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37434

Resumo:
De região desprezada até a década de 60 ao boom imobiliário dos anos 70, a Baixada de Jacarepaguá foi a área do Rio de Janeiro que sofreu maior crescimento populacional nos últimos trinta anos. Nascida a partir dos Planos do Urbanista Lucio Costa, tem sido considerada a novíssima Zona Sul, com a concentração de condomínios exclusivos nos Bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Sua ocupação foi viabilizada por enormes investimentos públicos feitos em infra-estrutura e obras viárias, constituindo-se num mercado peculiar gerado pela parceria entre grandes proprietários de terra e grandes incorporadoras. O trabalho que se segue tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento urbano ocorrido nesta parte da cidade, procurando estabelecer uma relação entre seu crescimento e a dinâmica urbana da metrópole como um todo. Parte de uma pesquisa mais abrangente desenvolvida no âmbito do grupo de estudo Rio-OHA (Rio Ontem, Hoje e Amanhã) do Curso de Especialização em Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio, esta monografia discorre sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento passado, atual e futuro da Baixada de Jacarepaguá. A intenção é não apenas identificar os processos responsáveis por esta região ter se tornado o que ela é hoje, como também identificar as novas tendências de ocupação dos espaços ainda remanescentes. Na primeira parte da pesquisa são averiguados os acontecimentos que deram início à ocupação da Baixada do jeito que a conhecemos hoje. Especial atenção é dada à forma pela qual se deu a divisão da terra e como foi feito a expansão da zona sul da cidade através da elaboração do Plano Piloto de Lucio Costa. Na seção dedicada à fase atual de desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá, analisamos a dinâmica imobiliária do Rio como um todo, dando destaque, porém, ao que vem acontecendo em bairros como a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Por fim, baseado nos fatos ocorridos recentemente e na identificação das áreas ainda livres, fazemos algumas previsões do que acreditamos ser o futuro da região.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui