$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: GESTÃO DO DESIGN EM INDÚSTRIAS MADURAS: PROPOSIÇÃO DA MATRIZ ANALÍTICO-CRIATIVA DE DESIGN ESTRATÉGICO
Autor: MARCIA BERGMANN MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37405
Catalogação:  20/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37405@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37405@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37405

Resumo:
Esta tese discorre sobre a relação entre design e indústrias maduras com ênfase em um agir projetual estratégico e orientado para contextos de mudança que incorporam obsolescência e inovação. A abordagem teórica está alinhada com as noções de acumulação criativa do conhecimento, rejuvenescimento e inovação endógena de indústrias no estágio de maturidade do ciclo de vida. Nesse sentido, defende-se que o design é capaz de gerar conhecimento novo para que essas indústrias possam se preparar para inovar sem desprezar o conhecimento existente endogenamente e questiona-se como isso é possível. Foi realizado levantamento bibliográfico sobre Design e Gestão, conciliando três matrizes de pensamento e cultura: de projeto, da gestão do processo de design e da gestão de empresa. Para a condução da pesquisa, também foram adotados os métodos Design Science Research, Material Driven Design e estudo de caso. No âmbito das indústrias maduras, a tese contribui ao caracterizar as atividades projetuais como design pendular; apontar desafios da Gestão do Design; consolidar e propor Capacidades Dinâmicas baseadas no conhecimento do Design, incluindo o transver como síntese; sugerir perspectivas para a relação entre design e a indústria-caso, especializada em materiais têxteis para piso residencial e, principalmente, propor uma abordagem de Design Estratégico com estrutura matricial que abrange bens de consumo, tecnologias e princípios culturais. Por fim, aborda-se neste texto o fato de reflexões sobre um design que enfatiza a sua intenção estratégica ao construir espaços de pesquisa, criação e crítica serem consideradas fundamentais para a transformação de ambientes industriais caracterizados por práticas consolidadas, possivelmente obsoletas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui