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Título: NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: PROBLEMAS INTERACIONAIS CAUSADOS POR HETEROSSEMÂNTICOS PARA APRENDIZES HISPANOFALANTES DE PLE
Autor: EDSON VELAME JUNIOR
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 37370
Catalogação:  18/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37370@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37370@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37370@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.37370

Resumo:
Este trabalho propõe discutir teoricamente o impacto que alguns falsos cognatos podem causar na interação entre brasileiros e hispanofalantes, devendo o professor de PLE assumir uma postura intercultural e, desta forma, levar o seu aprendiz a ser o protagonista nesse espaço de ensino-aprendizagem. Esse processo promove uma maior conscientização das diferenças linguísticas-culturais no ensino de PLE para hispanofalantes. Os pressupostos teóricos estarão pautados nas semelhanças históricas e linguísticas entre o Português e o Espanhol discutidos por Sweet (1964), Takeuchi (1980), Almeida Filho (2001), SanchézÉlez (1989), Ilari (200), entre outros; na definição de palavras heterossemânticas em Bechara (1998), Leiva (1994), Vita (2005), Ortiz Alvarez (2002) e Weinreich (1968); no conceito de lexicultura em Matos (2008), Kecskes (2015), Biderman (2006) e Barbosa (2009). E, por fim, no conceito de interculturalidade em Kecskes (2015) e Mendes (2004).

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