$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE MECÂNICA E TÉRMICA DO PROCESSO DE LASER DRILLING EM ROCHA TRAVERTINO POR MEIO DE SENSORES FBGS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE OLIVEIRA FURTADO

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
SULLY MILENA MEJIA QUINTERO - Coorientador
Número do Conteúdo: 37337
Catalogação:  13/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37337@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37337@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37337

Resumo:
Perfuração e completação são as atividades que mais demandam esforços, tempo e dinheiro dentre os processos da indústria de óleo e gás. Nesse sentido, novas tecnologias estão sempre sendo prototipadas, testadas e analisadas a fim de obter melhores resultados na exploração do reservatório. A perfuração por meio de brocas mecânicas vem sendo utilizada por mais de cem anos, garantindo taxas de penetração razoáveis em diferentes condições do campo. Apesar dessa tecnologia ainda ser bastante utilizada, o uso de ferramentas a laser pode incorporar benefícios tais como a diminuição do tempo de perfuração devido a maiores taxas de penetração, aumento na permeabilidade, melhor controle do furo como um resultado da maior precisão proporcionada pela aplicação do laser, além da redução do custo devido à baixa necessidade de troca de ferramentas durante o processo de perfuração. O principal benefício desse projeto, portanto, é analisar o comportamento mecânico e térmico de uma amostra de rocha Travertino durante o processo de perfuração a laser. O teste foi conduzido em Travertino devido às suas similaridades com rochas carbonáticas encontradas na camada do pré-sal brasileiro. Optical fiber Bragg grating sensors (FBGs), termopares e uma câmera térmica foram utilizadas para medir deformação e gradientes de temperatura produzidos em decorrência da aplicação do laser. Os resultados mostraram uma correlação entre deformação cisalhante, altos gradientes de temperatura e áreas afetadas pelo uso do laser, que podem ser subdivididas em áreas fraturadas e evaporadas. Logo, esse projeto tem por objetivo contribuir com informações relevantes para a discussão desta tecnologia inovadora que pode mudar a concepção dos convencionais processos de perfuração utilizados atualmente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui