INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GOVERNANÇA EM SISTEMAS LOCAIS DE INOVAÇÃO UMA PERSPECTIVA SOCIOECOLÓGICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEX DA SILVA ALVES

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
JOSE ANTONIO PIMENTA BUENO - Coorientador
Número do Conteúdo: 3732
Catalogação:  22/07/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3732@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3732@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3732

Resumo:
A difusão de sistemas locais de inovação pode ser entendida como uma das expressões de uma nova forma de cooperação que se manifesta no contexto amplo das mudanças estruturais enfrentadas pela sociedade, com impacto nas organizações produtivas. O objetivo deste trabalho é entender a dinâmica de um Sistema Local de Inovação - SLI, em particular, dos de base universitária, identificando seus principais atores (stakeholders) e as políticas mais eficazes para garantir seu funcionamento por parte do governo, universidades e setor privado. Faz-se um estudo sobre a dinâmica da inovação tecnológica e sobre as mudanças no ambiente das organizações, sendo também analisada a proposta da PUC-Rio em estabelecer um SLI de base universitária no bairro da Gávea, avaliando-se seus possíveis impactos na economia da região e sua capacidade para promover a transferência de resultados da pesquisa científica para a sociedade. Tal esforço enfrenta o desafio de planejar uma estrutura de governança que contenda com as várias questões envolvidas no gerenciamento de complexos sistemas sociotécnicos. Esse sistema é entendido como uma ecologia organizacional, sendo portanto utilizado o instrumental teórico fornecido pela abordagem socioecológica com o intuito de visualizar o complexo ambiente como um sistema aberto, mais dinâmico e apropriado para as características dos sistemas locais de inovação. O trabalho não se constitui em um estudo de caso, mas em uma tentativa de auxiliar a Universidade no esforço de planejamento de um SLI de Base Universitária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui