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Título: IMPRIMINDO A MODA: O IMPACTO DA IMPRESSÃO 3D NO REGIME DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E NA INDÚSTRIA DA MODA
Autor: BEATRIZ LAUS MARINHO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDUARDO JOSE GUEDES MAGRANI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 37300
Catalogação:  11/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37300@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37300

Resumo:
A Indústria da Moda é hoje umas das maiores indústrias globais, sendo, por tal, um mercado de importante participação na economia mundial. A moda surge da inovação, da distinção de estilos que formam tendências e definem épocas. Assim, é necessário que sejam desenvolvidos mecanismos para a proteção tanto dos designs de moda, como também das criações em si. Com a popularização da Impressão 3D, a Indústria da Moda também passou a utilizar a tecnologia para criar produtos personalizados e complexos, sendo um novo incentivo para a inovação no âmbito da moda. O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões relacionadas às formas de proteção da moda, notadamente a proteção conferida pelos institutos vigentes da Propriedade Intelectual ao design, ao mesmo tempo evidenciando como a impressão 3D se manifesta nesta equação. A intenção é verificar, considerando as características intrínsecas tanto da Indústria da Moda, como da Impressão 3D, se há necessidade de uma proteção sui generis para criações de moda e de seus designs que combinem elementos tradicionais com elementos tridimensionais.

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