INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FAMÍLIAS E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO PÚBLICA BILÍNGUE INTERCULTURAL DE NÍVEL MÉDIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIANA RIBEIRO LIMA PASSOS

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Número do Conteúdo: 37280
Catalogação:  08/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37280@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37280@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37280

Resumo:
Diante do cenário mundial, surgem, no Brasil, novos modelos de escolas públicas, como as escolas bilíngues e interculturais, que, baseadas em um padrão internacional de educação, buscam a integração do sujeito ao mundo globalizado, em um ambiente de aprendizagem mediado por uma ou mais segundas línguas. Uma dessas iniciativas é o Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos, oferecido no CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, cujo ambiente escolar inclui alunos oriundos de diferentes classes sociais e com diversas perspectivas de escolarização. Esta dissertação investiga as estratégias educacionais adotadas pelas famílias dos ex-alunos do CIEP 117 que concluíram o ensino médio nos anos de 2016 e 2017. A família, como primeira instância socializadora, faz escolhas e apropriações durante o percurso educacional de seus filhos e filhas de acordo com sua concepção de escolarização, a qual reflete sua história familiar e seu capital econômico, cultural e social. Com base em Bourdieu (2007) e Lareau (2007), o objetivo desta pesquisa é compreender as dinâmicas e os processos de socialização familiares, analisando os perfis social e cultural dos ex-alunos e suas famílias e suas expectativas de escolaridade, bem como as estratégias utilizadas para que essas expectativas se concretizassem ao longo da trajetória dos filhos pela Educação Básica. Estudos sobre a relação família-escola, a escolha da escola e as trajetórias escolares segundo as diferentes camadas sociais norteiam a investigação, que utiliza como instrumentos de geração de dados um questionário direcionado a 86 ex-alunos e entrevistas realizadas com quatro famílias selecionadas a partir das respostas ao questionário. Entre as conclusões deste estudo, podemos apontar que, mesmo com diferentes estratégias de mobilização em prol da educação dos filhos, as ações pedagógicas tomadas pelas famílias dos participantes estão relacionadas às experiências que os pais viveram durante sua escolarização, seja ela de curta ou longa duração. Podemos observar, desse modo, uma tendência à transformação de papeis sociais, principalmente nos casos de alunos com menor índice de mobilização educacional familiar. A busca por uma escola bilíngue e intercultural é apontada pelos participantes como um diferencial na educação e um meio de inserção mais fácil no mercado de trabalho, ultrapassando os limites de suas condições socioeconômicas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui