INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O INTERIOR À MARGEM: O PAPEL DO GÊNERO NO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARINA PIQUET FERNANDES

Colaborador(es):  OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 37277
Catalogação:  08/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37277@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37277@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37277

Resumo:
O interior à margem: o papel do gênero no processo de profissionalização do Design de Interiores analisa o processo de reformulação da Decoração, atividade originalmente doméstica, amadora e, crucialmente, feminina na nova disciplina e profissão conhecida atualmente como Design de Interiores. Este processo, ocorrido entre as útimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, foi resultado da incorporação de inovações técnicas e valores do Modernismo na Arquitetura e no Design. Foi também influenciado diretamente por outros aspectos da modernidade, como a distinção entre as esferas pública e privada, a urbanização acelerada, a produção em série e a revolução dos hábitos de consumo. Crucialmente, este processo foi marcado ainda por estratégias de legitimação do status profissional da atividade que tiveram como cerne a discriminação de gênero. Partindo da constatação que a maioria das publicações sobre o tema pesquisadas baseavam a História do Design de Interiores exclusivamente nos seus pontos de contato com a Arquitetura e na obra de consagrados arquitetos modernos, este trabalho busca analisar e evidenciar a contribuição determinante de mulheres à este processo. Em busca de uma abordagem feminista e feminina da História do Design de Interiores é destacada a importância da contribuição de mulheres desde lugares não profissionais de produção, assim como são apresentadas trajetórias de profissionais que obtiveram êxito na área apesar da oposição oferecida pelos estereótipos de gênero.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui