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Título: O CARNAVAL COMO OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE BRASILIDADES EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL
Autor: DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 37275
Catalogação:  07/03/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37275@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37275@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.37275

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo estabelecer uma discussão acerca de um tema bastante presente no pensamento do estrangeiro sobre o Brasil: o carnaval. Ao trabalhar com o ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros no Brasil, doravante PL2E, o professor se vê em um papel não somente de transmissor de um código linguístico, mas também de difusor das culturas e costumes locais, possibilitando ao aluno diferentes percepções. Atuo como professora de PL2E e aproveitei este contato com estrangeiros de diferentes nacionalidades para estabelecer um diálogo sobre a temática carnaval. Todavia, em vez de conduzir o debate, pedi que os estudantes, de diferentes idades e nacionalidades, fizessem perguntas de acordo com o seu interesse, o que gerou esta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujo objetivo foi dissertar sobre esta festividade tão simbólica para a cultura brasileira, porém sob perspectiva do interesse dos estrangeiros. Como base teórica, segui os pressupostos de Michael Byram (2008) acerca de Interculturalidade, além das concepções sobre Identidade abordadas por Zygmunt Bauman (2005). Sergio Cabral (1996) é a principal referência para elucidar as questões sobre o carnaval.

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